Há 20 anos a edição do maior jornal do país, Folha de S. Paulo, estampou na capa e em meia página interna a ousadia de um grupo de ativistas brasileiros que almoçou em um dos restaurantes chiques do então impenetrável hotel Maksoud Plaza, de São Paulo.
Foi o estopim que desencadeou todo o entendimento de que o Estado brasileiro é devedor. Não apenas moral Mas econômico, político e social, da esmagadora parcela da população descendente de africanos e indígenas escravizados ou massacrados por mais de 400 anos de história do Brasil. Desde aquele ato – ousado, inédito, inesperado – a sociedade brasileira é outra. Inclusive a luta do movimento social negro-indígena e de outras minorias sociais é outra.
O deputado Deusimar Brito(tererê).Teresina-Pi,se prepara para inserir Joaquim Barbosa em homenagem aos negros
O dia nacional da Consciência Negra, que sempre foi comemorado na Assembleia Legislativa, por iniciativas do PT, este ano (20 do corrente) corre o risco de passar em brancas nuvens. É que o deputado Deusimar Brito (Tererê) está pronto para inserir na homenagem o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa.
Só por ter iniciado seu discurso, na sessão de hoje, falando da coragem de Joaquim Barbosa em decretar a prisão dos principais envolvidos no escândalo do Mensalão, ele fez com que os deputados do PT presentes à sessão se retirassem do plenário, sem solicitarem, sequer, um aparte ao orador.
O PT vem mobilizando os movimentos negros, desde que chegou ao poder. No Piauí, quem mais festejou o Dia Nacional da Consciência Negra foi a deputada Francisca Trindade, de saudosa memória. Depois dela, a deputada Flora Izabel nunca deixou que a data passasse sem um registro na tribuna.
Do jeito que os petistas estão em pé de guerra com o ministro Joaquim Barbosa, movimentar uma sessão em homenagem aos negros e ver o deputado Tererê inserir nela elogios ao ministro de cor, seria colocar um tapete sob os pés de um adversário que não poupa o Partido dos Trabalhadores, sobretudo depois da prisão dos envolvidos no mensalão.
Fonte: Portal lagoa do barro
Pingback: Racistas estão no lucro com babaquices do movimento negro de hoje em dia | fernandoconceicao