As matérias linkadas a seguir a este post foram originalmente publicadas no, à época, mais importante jornal da Bahia e do Nordeste/Norte – A TARDE. Revelam o esquema montado por Mário Kertèsz (prefeito de Salvador entre 1986 e 1988) e um pool de empreiteiras que resulta em uma dívida para o município simplesmente impagável.
- Manchete de A Tarde sobre a denúncia.
- Matéria: como se dava o esquema, documentada.
- Juíza suspende os contratos liminarmente.
- Liminar é invalidada.
- À espera da juíza.
Mário Kertèsz assinou, inclusive ao apagar das luzes no último dia no cargo – 31 de dezembro de 1988, véspera do reveillon – uma série de contratos que autorizavam tais empreiteiras a sacar, diretamente na boca do caixa de bancos, a totalidade dos recursos financeiros municipais, oriundos do Fundo de Participação dos Municípios e da arrecadação de ICMS. Neste 2012 ele quer novamente voltar ao cargo, pelo PMDB de Geddel Vieira Lima e do vice-presidente do Brasil, Michel Temer.
Significa dizer que os prefeitos que o sucederam não dispunham de dinheiro algum para as despesas públicas – folha de pagamento de pessoal, obras ou investimentos, por exemplo. Se quisessem receber algum, a Prefeitura depois de Kertész tinha que, pelo amor de Deus!, se dirigir às empreiteiras, para que essas decidissem o que deixar nos bancos para a administração pública.
Este escrevinhador, à época repórter, foi designado pelo diretor de redação de A Tarde para cobrir, aprofundar o trabalho de reportagem e investigar o esquema denunciado como fraude. Que trazia prejuízos à população de Salvador estimado, à época, em 200 milhões de dólares.
Evidente que Kertèsz, cujo projeto naquele ano era sair candidato a Governador da Bahia na chapa com Antônio Carlos Magalhães ao Senado, reagiu. Nas matérias deste post e nas que serão aqui divulgadas nos próximos dias, você acompanha o desdobramento das investigações jornalísticas sob meu encargo e as tentativas de Kertèsz de desqualificar tanto o trabalho judicial quanto o jornalístico.
O que motiva isso? Tornar público o que gente poderosa quer omitir do público – uma das funções do jornalismo. Lição de casa que até agora a cobertura de ditos jornalões e TVs de Salvador tem tido preguiça ou má-vontade de fazer. Não somente em relação a Kertèsz, mas também aos demais candidatos ao cargo político mais importante da cidade.
(*) O título original foi alterado em obediência a decisão liminar parcial da juíza Maria Fátima Monteiro Vilas Boas, da Justiça Eleitoral da Bahia, de 2/09/12, em ação do empresário Mário Kertész que solicita a censura deste site.
vou acompanhar toda a sequencia de matérias que aqui irá disponibilizar.
desde já o agradecimento pela transparencia.
impressionante e que tenho 30 anos achava ele ate bonzinho, mas vejo que os melhores amigos dele hj no radio são os donos da empreteiras na epóca, advogado e compania LTDA…..gente, o cara e um crapula, por isso que ele deve tantos favores a saul quadros e a Joaci goes e outros……AGORA CHAME O MARIO! RSSS como ele mesmo diz…… SAI DE RETO SATANAS!!
Não sou eleitor e nem defensor de MK, mas porque vc não postou esse assunto antes e esperou a época da eleição? jornalismo é feito a todo tempo, e não só quando melhor convir.
Antes tarde do que nunca. E se tivesse postado antes, provável que a censura viesse precocemente. Felizmente deu tempo para que eu visse e arquivasse a informação (encontrei o site quando pesquisava sobre o caso. Não recebi a informação, eu a encontrei).
Só assim que conhecemos as pessoas. eu queria saber como ele comprou a radio?
Em função da falta de memória eleitoral do soteropolitano…
Quem tem 60 ou mais e que acompanhava política sabe de sobra desses fatos.Não é preciso muita reflexão,basta saber que sub produto ele é de onde ele procede quem foi seu criador, que aliás abandonou.
O que quer esse senhor com quase 70 anos na política,ficar mais rico?Seu patrimonio hoje deve sustentar mais 5 gerações.Quem ouvia seu programa da percebe que seu perfil é de pobreza ética
E o interesse dele de que JW aceitasse ajuda do Seteps pata construir o Brt? Tem uma noticia do A Tarde que é recente, de no máximo 5 anos que fala da ligação de MK ou Geddel com um empresário. Não lembro se é do ramo de transportes… Vou ver se acho o link e posto nesse site.
Agora vcs tem que divulgar mais nas redes sociais, porque os novos como eu, estão desinformados… O povo gosta daqueles que o defendam, e MK se popularizou na rádio, por justamente reivindicar e ouvir reclamações do povo. Por isso que os mais velhos tem pavor de MK. Explicado!