O convite da Casarão do Verbo informa: especialistas debaterão em mesa-redonda sobre a presença do negro na literatura depois de 124 anos da assinatura da Lei Áurea em 13 de maio de 1888.
Clique aqui para ler o comentário do crítico André Setaro.
28 sábado abr 2012
Posted Uncategorized
inO convite da Casarão do Verbo informa: especialistas debaterão em mesa-redonda sobre a presença do negro na literatura depois de 124 anos da assinatura da Lei Áurea em 13 de maio de 1888.
Clique aqui para ler o comentário do crítico André Setaro.
Sobre ser um acontecimento literário, o lançamento do livro de Fernando Conceição já anuncia que vai haver uma ‘diáspora’ de ideias e provocações, principalmente porque sua escrita não é uma escrita para deixar o leitor na passividade da leitura. Cada capítulo contém, por assim dizer, uma verdade, verdade captada na sua experiência de vida, buscada em seu rico itinerário como homem, cidadão, pensador, intelectual, professor. Obra de ficção, porém, sem deixar de conter, nela, os percalços de uma existência. Fernando Conceição, ainda que um Doutor da academia, viveu a vida – e a está vivendo de forma, agora, esplendorosa – com paixão e fúria, fúria e paixão. “Diáspora” é um libelo contra a hipocrisia, o arrivismo, o oportunismo, o egoísmo, e um retrato severo das idiossincrasias do ser humano que, vítima das circunstâncias, sofre não apenas o maltrato do meio social excludente como também das pessoas hipócritas e que usam, sempre, no convívio social, uma ‘persona’.
link pro blog do André tá errado na pag. Arruma aê… é http://setarosblog.blogspot.com